top of page

Sabesp envia primeiras tubulações para projeto de dessalinização na Ilha da Vitória após cobranças da Prefeitura de Ilhabela

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 1 minuto
  • 2 min de leitura

Após cobranças da Prefeitura de Ilhabela, a Sabesp enviou as primeiras tubulações do projeto de dessalinização da água do mar voltado à comunidade tradicional da Ilha da Vitória. Na última quarta-feira (21), cerca de 1.700 metros de tubos chegaram à ilha, localizada a aproximadamente 40 quilômetros da região central do município.


A Ilha da Vitória é a mais distante de Ilhabela e possui acesso exclusivamente por embarcações. Desde 2019, a comunidade enfrenta uma crise no abastecimento de água, causada pela escassez nos poços existentes. Atualmente, os moradores dependem do envio contínuo de galões e tonéis de água potável realizados pela Prefeitura de Ilhabela, por meio das Secretarias de Meio Ambiente; Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura; e Desenvolvimento e Inclusão Social.


A dessalinização da água do mar foi definida como a alternativa para garantir o fornecimento ininterrupto de água potável à população local. O projeto está sendo desenvolvido pela Sabesp após sucessivas cobranças do município por uma solução eficaz e definitiva, assegurando o acesso à água, direito humano fundamental reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).


Dever legal de fornecimento


Conforme o contrato de concessão firmado após a privatização, a Sabesp é a responsável legal pelo fornecimento de água às comunidades tradicionais de Ilhabela. Diante disso, a Prefeitura acompanha o andamento do projeto e reforça a cobrança por maior celeridade na execução, em benefício dos moradores da Ilha da Vitória, que atualmente dependem exclusivamente da água transportada pelo município.


“A Prefeitura de Ilhabela garante o abastecimento da comunidade com mais de 10 mil litros de água potável enviados semanalmente por meio de barcos. Essa é uma responsabilidade da Sabesp, mas nós não deixamos nossos moradores desassistidos e continuamos com os envios. Hoje, as remessas vão de barco e podem atrasar por causa de mau tempo e quem sofre com isso é o morador. Por isso, esse projeto de dessalinização é tão importante e vamos continuar cobrando e fiscalizando a Sabesp até que a situação hídrica da ilha esteja normalizada”, destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.


Enquanto a usina de dessalinização não é concluída, a Prefeitura de Ilhabela mantém as ações emergenciais de envio de água. As medidas integram os esforços permanentes do município para garantir o acesso aos serviços essenciais e a melhoria da qualidade de vida das comunidades tradicionais, especialmente nas regiões mais remotas do arquipélago.


Comentários


bottom of page