top of page

Prefeitura de Ilhabela valoriza a cultura afro-brasileira na Semana da Consciência Negra com oficinas, apresentações e shows de Originais do Samba e Negritude Júnior

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 3 dias
  • 4 min de leitura

Atualizado: há 2 dias

ree

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realiza, entre os dias 20 e 23 de novembro, a 18ª edição da Semana da Consciência Negra: “Festa de uma Raça”, com shows de artistas locais e nacionais, além de manifestações populares, oficinas, rodas de conversa e exposições em diferentes pontos da cidade.


Neste ano, como forma de dar mais visibilidade ao evento e fortalecer a participação popular, a festa foi transferida para o Centro Cultural da Vila, que concentrará as principais atividades ao longo do fim de semana.


O fortalecimento da Semana da Consciência Negra é um compromisso da nossa gestão com a valorização da cultura afro-brasileira e com a luta por igualdade racial. Trazer a programação para o Centro Cultural da Vila é uma forma de dar ainda mais visibilidade a esse movimento e permitir que mais pessoas participem dessa importante celebração das nossas raízes”, destacou o prefeito Toninho Colucci.


Entre os destaques da programação estão os shows de Negritude Junior, na quinta-feira (20), e dos Originais do Samba, no sábado (22), além das apresentações de artistas locais como DJ Kost, DJ Kwest, DJ Negrito, MC Murão, Nico e Banda, Grupo Firma o Ponto, Orim Orum e Caixa Alta.


A programação valoriza a riqueza da cultura afro-brasileira ao unir música, fé, dança e tradições em uma grande celebração da identidade e resistência negra.


Na quinta-feira (20), o público poderá participar da Missa Inculturada Afro, um dos momentos mais simbólicos da celebração, que integra fé e ancestralidade em um rito de homenagem a santos católicos negros, como São Benedito e Nossa Senhora Aparecida.


Ao longo dos dias 21 e 22, o Centro Cultural da Vila será o palco das oficinas de trança afro, atabaque, dança afro, adereços com pedrarias e plumagens, ervas sagradas e artesanato, além de rodas de conversa sobre ancestralidade, autodeclaração, aquilombamento e educação antirracista.


Durante os três primeiros dias do evento, o público também poderá visitar a exposição de Artesanatos Afro, produzidos por alunos e atendidos da APAE e do CAPS 1, e pelo artesão Vinicius Reis, além da mostra fotográfica de Felipe Samurai.


O encerramento será realizado no domingo (23), na quadra da Escola Cívico Municipal Julio Cezar Cardial De Tullio, em parceria com o coletivo Na Subida do Morro é Diferente, com uma Feijoada Comunitária seguida de apresentações de samba de roda rural, microfone aberto para poesias, maracatu, mediação de leituras, atividades infantis, boi encantado, e o tradicional Baile Charme com DJ Kost.


A Semana da Consciência Negra de Ilhabela reforça o compromisso do município com a valorização da cultura afro-brasileira, o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial por meio da arte, do diálogo e da celebração das raízes que formam a identidade do povo brasileiro.


Programação

Centro Cultural da Vila

Quinta-Feira – 20/11

14h às 18h30 – DJ Kost

14h – Oficina de Trança Afro com Nino Assis

15h – Roda de conversa com Trancistas

17h – Artesanato de material reciclado com Sueli Fryedrich

18h – Missa Inculturada Afro

19h30 – Nico e Banda

20h45 – Abertura Oficial

21h – Show com Negritude Junior

Exposições: Artesanatos AFRO dos alunos e atendidos da APAE e CAPS 1, de Vinicius Reis, e Mostra de Fotografias de Felipe Samurai

Sexta-Feira – 21/11

14h às 18h30 – DJ Kwest

14h – Oficina de Plantas e Ervas Sagradas conduzida por Eloiza Lourenço

15h – Roda de Conversa “Lei 10.639/2003: obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas” conduzida por Elisha Silva

16h – Roda de Conversa “Autodeclaração e Aquilombamento” conduzida por Isabelly Rozeno

17h – Atividade Artística através do Livro “Pelo Caminho das Plantas da Aldeia” com Patrícia da Silva (Projeto Margaridas)

17h às 19h – Atividades Infantis: Pintura de Rosto, Cama Elástica, Piscina de Bolinhas e Algodão Doce

19h – Show com Orim Orum

21h – Roda de Samba com o Grupo Firma o Ponto

Exposições: Artesanatos AFRO dos alunos e atendidos da APAE e CAPS 1, de Vinicius Reis, e Mostra de Fotografias de Felipe Samurai

Sábado – 22/11

14h às 18h30 – DJ Negrito

14h – Marcha dos Povos – Percurso: Escola de Vela até a Vila

15h – Oficina de Atabaque

16h – Oficina de Dança Afro conduzida por Pai Júlio de Ossain

17h – Oficina de Adereços e Pedraria e Plumagem com Gilvane Vital

18h – Oficina de Artesanato

19h – Mc Murão

21h – Show com Originais do Samba

Exposições: Artesanatos AFRO dos alunos e atendidos da APAE e CAPS 1, de Vinicius Reis, e Mostra de Fotografias de Felipe Samurai


Quadra da E.C.M. Julio Cezar Cardial De Tullio – Barra Velha

Domingo – 23/11

Em parceria com o coletivo “Na Subida do Morro é Diferente”

13h – Feijoada Comunitária com Dj Kost

14h – Samba de Roda Rural conduzido pelo contramestre de capoeira Alex Felix

14h40 – Preta Poesia + Microfone aberto para poesias

15h00 – Maracatu do Morro

15h00 – Mediação de leituras com curadoria antirracista com Fabiana Côrtes (Antonieta Kombiblioteca)

15h00 – Atividade Artística através do Livro “Pelo Caminho das Plantas da Aldeia” com Patrícia da Silva (Projeto Margaridas)

15h às 19h00 – Atividades Infantis: Pintura de Rosto, Cama Elástica, Piscina de Bolinhas e Algodão Doce

15h30 – Oficina de cuidados com Cabelo Afro (Espaço de Cria)

16h00 – Roda de conversa com Elisha Silva, Isabelly Rozeno, Rosangela Sebastião (Dona Rosa) e Mariane Garcia

17h00 – Boi Encantado

18h00 – CAIXA ALTA

19h00 – Baile Charme

20h00 – Samba

bottom of page