top of page

 Prefeitura de Ilhabela promove formação sobre riscos psicossociais no trabalho para gestores municipais

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 31 de jul.
  • 2 min de leitura
ree

Na última sexta-feira (25), os secretários, diretores e coordenadores da Prefeitura de Ilhabela participaram de uma formação sobre os riscos psicossociais no ambiente de trabalho, em consonância com a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) do Ministério do Trabalho e Emprego.

A iniciativa foi realizada pela Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio do setor de Medicina do Trabalho – DGP, ligado à Secretaria de Administração, comprometida com a saúde e o bem-estar dos servidores.

O evento ocorreu no auditório do Paço Municipal e foi dividido entre o período da manhã e da tarde, com a participação de cerca de 120 servidores em cargos de liderança. O principal objetivo foi proporcionar um espaço de troca de informações e experiências, voltados para o pleno atendimento às novas exigências legais que regem a saúde do trabalhador, com ênfase na prevenção e controle de riscos ocupacionais, especialmente os de natureza psicossocial.

“Não se trata apenas da saúde mental individual, mas de como o ambiente, a cultura, a comunidade e os vínculos afetivos impactam o bem-estar de uma pessoa”, ressaltou o secretário municipal de Administração Edilson Cesar dos Santos.

A NR-1 atualizada estabelece que todas as instituições devem implementar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), a qual inclui a identificação e avaliação de fatores psicossociais, como estresse, assédio moral, conflitos interpessoais e sobrecarga mental. A medida reforça a importância de um ambiente laboral mais saudável, seguro e produtivo.

A formação contou com a participação de profissionais renomados em suas áreas de atuação: a Dra Juliana Block, especialista em Auditoria em Saúde; Dr. Samuel Rosa, psicólogo com foco em desenvolvimento humano e bem-estar; Dra. Leila Bengnossi, psicóloga especializada em apoio emocional e Psicologia da Saúde; Vinícius Ferreira de Carvalho, procurador do município e mestre em Mudança Social e Participação Política; Petrônio Pereira Gomes de Sá,  controlador geral de Ilhabela e especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades; e Diego Lima, engenheiro com especialização em Higiene Ocupacional, Ergonomia e Engenharia de Segurança do Trabalho.

Com a iniciativa, a Prefeitura de Ilhabela e o Prefeito Toninho Colucci reafirmam seu compromisso com a valorização dos servidores públicos, o cumprimento da legislação trabalhista e a promoção da saúde mental no ambiente institucional.

 

Comentários


bottom of page