Prefeitura de Ilhabela e Elektro iniciam ação para retirada de fios irregulares no Perequê
- Redação
- há 12 horas
- 2 min de leitura

Empresas de telefonia e internet que utilizam a rede de postes da Neoenergia Elektro em Ilhabela têm 45 dias, a partir desta terça-feira (29), para se adequar às normas de compartilhamento e realizar a limpeza do excesso de cabos no trecho entre a saída da balsa e o supermercado Frade, no Perequê, ao longo da Avenida Princesa Isabel.
A medida foi anunciada em reunião realizada na segunda-feira (28), no Auditório do Paço Municipal, com a presença do secretário de Administração, Edilson Cesar dos Santos, e da gerente regional da Neoenergia Elektro, Fernanda Arantes. Encerrado o prazo, todos os cabos e ancoragens que estiverem fora das regras estabelecidas serão removidos, inclusive aqueles ainda em uso pelas operadoras.
Por legislação federal, cabe à concessionária de energia elétrica a fiscalização e manutenção da rede aérea. A empresa também é responsável por autorizar o uso da infraestrutura por terceiros e cobrar pelo serviço. Em Ilhabela, a Neoenergia Elektro já foi autuada pela Prefeitura em mais de R$ 2 milhões por irregularidades relacionadas à ocupação desordenada dos postes.
Além de causar poluição visual, o acúmulo de fios e cabos mal posicionados representa risco à segurança. Em muitos casos, esses materiais contribuem para acidentes, especialmente envolvendo motociclistas. Quando instalados acima ou ao nível da rede elétrica, os cabos irregulares também elevam o risco de choques.
“Fios baixos ou soltos são perigos reais. No trânsito, funcionam como armadilhas e, em excesso, prejudicam a imagem da cidade, dando uma aparência de desorganização. Ilhabela não pode transmitir essa impressão, nem aos turistas, nem à população”, destacou o secretário Edilson Cesar dos Santos.
O município foi dividido em quadrantes para facilitar a fiscalização e organização dos trabalhos. A limpeza do trecho da Avenida Princesa Isabel marca o início da força-tarefa. Após a conclusão desta etapa, será definido um novo setor e anunciado novo prazo para regularização das empresas.
Comments