top of page

Podcast "Esse Tal de Caiapó" resgata e investiga apagamento de manifestação cultural caiçara de Ilhabela

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 8 de out.
  • 5 min de leitura

ree

Episódio de estreia vai ao ar no dia 8/10, no Spotify e principais tocadores de áudio

Caiapó: uma dança de origem negra, em que os dançarinos se vestem como indígenas  e dançam ao som de viola, pandeiro, tambor e rabeca. Batizada com o nome de um povo que hoje vive no Norte do Brasil, foi  um cortejo bastante conhecido em terras de Ilhabela, no litoral de São Paulo, mas que hoje em dia poucos sabem do que se trata. Os poucos que sabem, raramente falam sobre o assunto. 

Esta manifestação cultural caiçara com mais 150 anos de história é o tema central do podcast “Este Tal de Caiapó", dirigido e narrado em primeira pessoa pela documentarista e produtora cultural Juliana Borges, descendente de caiçaras de Ilhabela. Composto por quatro episódios, o programa estreou seu primeiro capítulo no Spotify e principais tocadores de áudio nesta quarta-feira, 8/10. Os próximos episódios serão publicados nas próximas semanas, toda quarta-feira, até o dia 29/10

A diretora parte de um material de pesquisa inédito dos anos 1970, de autoria da sua tia-avó Iracema França (1919-2009), conhecida como Dona Dedé, uma das maiores pesquisadoras de cultura tradicional da região. 

A partir de anotações, fotos e áudios originais, Juliana vai em busca dos últimos caiçaras que ainda guardam lembranças do caiapó. “Meu interesse era investigar como uma manifestação cultural tão interessante e forte em Ilhabela caiu no esquecimento quase completo", afirma Juliana. Com entrevistas, trechos das pesquisas da Dedé e áudios originais, o podcast desvenda origens do caiapó, resgata seu funcionamento e reflete sobre os motivos para seu apagamento da história oficial do litoral. Na página de instagram do projeto (@essetaldecaiapo), é possível conferir também uma série de fotografias inéditas da manifestação, pertencentes ao acervo de Iracema França. 

O podcast é uma realização da Ver Pra Crer Produções, produtora com sede em Ilhabela, com financiamento da Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio do Programa de Estímulo à Cultura, e publicado em parceria com a Rádio Guarda-Chuva, uma rede de podcasts jornalísticos independentes, com programas sobre diferentes temas.

Sobre o caiapó

O caiapó é uma dança em cortejo, em que homens vestidos como indígenas simulavam lutas guerreiras e cenas de caça em passos ágeis.. A música, instrumental,, era tocada com instrumentos de percussão, violão e rabeca. Alguns dançarinos vestiam máscaras elaboradas, que divertiam e assustavam as crianças.  

Segundo as pesquisas de Iracema França, o caiapó (em Ilhabela, pronunciado “caiapô”) surgiu no período colonial em diferentes partes da região Sudeste do Brasil. Foi criada por populações negras, que se vestiam de indígenas para saírem atrás das procissões católicas. Não se sabe exatamente como e quando o caiapó chegou em Ilhabela, mas durante muitas décadas, o cortejo se apresentou pelas ruas da cidade, abrindo os festejos do carnaval. Por diferentes razões que são abordadas no podcast, a tradição foi perdendo a força, até realizar seu último desfile no carnaval no ano 2000.

Sobre a Ver Pra Crer

Produtora com sede em Ilhabela especializada em documentários, tem como sócios  o diretor, produtor e roteirista Pedro Gorski e a roteirista e diretora Juliana Borges. A Ver Pra Crer é uma das realizadoras do Citronela Doc (@citroneladoc), festival de documentários de Ilhabela e co-realizadora da Escola Livre de Cinema Caiçara, que oferece diferentes formações em audiovisual para jovens das cidades de Ilhabela, Caraguatatuba e São Sebastião. Em 2022, a produtora lançou o documentário longa-metragem As Três Vidas de Frida Wolf, sobre a vida da historiadora judia alemã Frida Wolf, que percorreu e foi premiado em diversos festivais do mundo.  Em 2025, além do podcast Esse Tal de Caiapó, a Ver Pra Crer está lançando o documentário longa-metragem Mounir, dirigido por Juliana Borges, que acompanha dez anos da trajetória de um imigrante africano por três continentes, e o projeto Acervo Iracema França - História e Iconografia do Litoral Norte de SP, cujo trabalho consiste em inventariar, catalogar, digitalizar, salvaguardar e tornar público a coleção de cultura caiçara da folclorista Iracema França Lopes Corrêa (1919-2009). Mais informações sobre a produtora: https://www.instagram.com/verpracrer_prod 

Sobre a Rádio Gurda-Chuva

A Rádio Guarda-Chuva é uma rede de podcasts jornalísticos independentes, com programas sobre diferentes temas. Entre os podcasts estão a Rádio Escafandro, que faz mergulhos quinzenais em um tema que você não costuma ouvir em outro lugar, o Afluente, que conta histórias amazônicas, o Economia do Futuro, que discute soluções para uma economia de baixo carbono, e o Vida de Jornalista, que trata dos bastidores e das questões da profissão. Mais informações sobre a Rádio Guarda-Chuva: www.instagram.com/guardachuvapod  

Sobre Juliana Borges

Documentarista, roteirista e curadora, Juliana é graduada em Comunicação Social pela  USP. Desde 2017, mora em Ilhabela, cidade de origem da sua família paterna. Como diretora, roteirista e pesquisadora, Juliana participou de dezenas projetos para cinema e canais como Al Jazeera, HBO, Youtube Originals e GNT. Foi presidente e é a atual secretária do  Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ilhabela. Ela também é uma das fundadoras do Citronela Doc, da Escola Livre de Cinema Caiçara, onde é integrante do Conselho Pedagógico e educadora, e do Fórum Popular de Cultura de Ilhabela


SERVIÇO

Podcast “Esse Tal de Caiapó”

Estreia: 8/10 nos principais tocadores


Ficha técnicaDireção, argumento, roteiro e produção executiva: Juliana BorgesArgumento e pesquisa histórica: Maria Claudia França (Crau da Ilha)Edição e finalização: Luna FrançaMúsica original: Luna França, Catarina Rossi (rabeca) e Arquétipo Rafa (percussões)Design, mídias sociais, assistência de produção e transcrição: Lais Rodrigues.Assistência de roteiro: Gabriela Faria.

Mais informações no perfil do Instagram @essetaldecaiapoEmail de contato: julianabor@gmail.comInformações para a imprensa:Juliana Tiraboschi – (11) 9-8444-1243juliana.tiraboschi@gmail.com

 

SINOPSE  

 

"Esse tal de Caiapó - uma história de Ilhabela"

Podcast narrativo - 4 episódios 

 

Esse Tal de Caiapó investiga o início, o meio e o fim de uma manifestação cultural caiçara com mais de 150 anos de história em Ilhabela (SP), e reflete sobre os motivos para o seu apagamento da história oficial do litoral. 

 

Episódio 1: Abrindo o baú (estreia 8/10)

O que é o caiapó e como o acesso a um arquivo familiar originou uma busca pelos últimos detentores da memória oral desta tradição de Ilhabela, no litoral de São Paulo. 

 

Episódio 2: Bailado, pulo certo, roda de fogo (estreia 15/10)

Uma viagem no tempo através das lembranças dos mais velhos para conhecer os diferentes elementos do caiapó: passos, roupas, instrumentos e rituais… além da assustadora figura do mascarado.

 

Episódio 3: Em busca das origens (estreia 22/10)

Em busca das origens do caiapó, muitas perguntas ficam em aberto. Uma reflexão sobre a colonização do litoral e o apagamento de uma parte importante da nossa história.

 

Episódio 4: O show deve continuar? (estreia 29/10)

Uma manifestação cultural morre quando deixa de ser realizada? No episódio final da série, uma análise dos diferentes motivos para a decadência desta dança secular.

 
 
 

Comentários


bottom of page