Pacientes do Centro de Atenção Psicossocial de Ilhabela (CAPS) expõem trabalhos no Paço Municipal
- Redação
- há 2 dias
- 2 min de leitura

P
Os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial de Ilhabela (CAPS) expuseram seus trabalhos artísticos e artesanatos na última quinta-feira (22), no Paço Municipal, localizado no Perequê.
As obras são resultado das oficinas terapêuticas da instituição, que incentivam a criatividade e a expressão individual como método de cura e reinserção ao convívio social.
A exposição também faz parte da semana de luta antimanicomial do município, em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio.
As obras disponíveis no Paço estiveram disponíveis para venda e muitos servidores aproveitaram para levar para casa os itens, entre eles quadros, artesanatos em madeira, papel machê, macramê e até mesmo pinturas em telhas.
O Coordenador de Saúde Mental do CAPS, Jaime Israel dos Santos, explicou o papel das visitas, passeios e o engajamento artístico para a recuperação dos pacientes.
“A sociedade tem um certo preconceito com as pessoas que têm doenças mentais, mas não é só porque se tem uma doença que se tornam incapazes. Por isso, trabalhamos com processos que reforçam a autonomia, a inclusão e a reinserção dos pacientes e a arte tem um papel terapêutico muito importante. Quando fazemos estas visitas e exposições nós estamos dando visibilidade ao trabalho deles e a toda a sua expressão artística”, enfatizou.
Dia Nacional da Luta Antimanicomial
A escolha do dia 18 de maio é simbólica e remete ao ano de 1987, quando se estabeleceu o movimento “Por uma sociedade sem manicômios”. A data foi instituída para lembrar a importância de uma sociedade sem manicômios, pautada no respeito aos direitos humanos, à dignidade de quem enfrenta o sofrimento mental e a autonomia.O movimento ganhou mais força em 6 de abril de 2001, com a aprovação da Lei 10.216, denominada "Lei da Reforma Psiquiátrica Brasileira", que redirecionou o modelo assistencial em saúde mental do país.
Sobre o CAPS
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço essencial da Rede de Atenção Psicossocial que atua diariamente no acolhimento, acompanhamento terapêutico e reinserção social de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.Desde sua inauguração, em 2002, o CAPS I segue os princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira ao priorizar o cuidado em liberdade e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Com uma equipe multiprofissional, o centro oferece suporte em momentos de crise, oficinas terapêuticas e incentivo à autonomia dos usuários, de modo a promover respeito, solidariedade, empatia e corresponsabilidade.
O CAPS atende por meio de demanda espontânea, ou seja, não é necessário encaminhamento para acessar o serviço. A sede está localizada na Rua Mato Grosso, nº 140, na Barra Velha.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (12) 3896-5675 ou pelo e-mail: caps.saude@ilhabela.sp.gov.br.
Comments