top of page

Ilhabela implanta acesso aos resultados de exames de Tomografia Computadorizada

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 24 de abr. de 2023
  • 3 min de leitura

Ilhabela implanta acesso aos resultados de exames de Tomografia Computadorizada, através da ferramenta QR-Code.


A saúde pública de Ilhabela tem buscado melhorias em todas as áreas de atendimento ao público, assim, com o intuito de acelerar as entregas de exames aos pacientes e ao profissional que o solicitou, a gestão pública em julho de 2022, implantou o acesso aos resultados dos exames, via QR Code, para o paciente/profissional ter acesso aos resultados de tomografia computadorizada do Hospital Mário Covas Junior, de forma rápida, prática e segura. Para os pacientes essa inovação foi de grande valia, pois não precisou mais se deslocar para buscá-lo.

O acesso a diversos conteúdos via QR Code é visto em todos os segmentos, usado para divulgar promoções, conteúdos exclusivos ou determinados produtos, a tecnologia não é mais novidade, mas tem ganhado força nas estratégias de divulgação atuais.

Com o alcance cada vez mais frequente a novas tecnologias, acesso à internet móvel, o uso dos aparelhos celulares tornou-se comum entre a população de todas as classes, possibilitando assim a implementação de tecnologias que tem agregado melhorias a qualidade de vida das pessoas em diversos segmentos da sociedade, em especial a área da saúde.

O uso dessa ferramenta gera praticidade aos resultados de tomografia de forma online, possibilita a visualização total das imagens, não de forma parcial, como eram feitas nas impressões em filmes ou em papel A3, que em muitas vezes não trazia um diagnóstico tão preciso.

Disponibiliza o envio dos exames e resultados de forma online para médicos e pacientes em outros municípios.

Com essa nova ferramenta, tem-se a redução do fluxo de pacientes ou acompanhantes nas dependências dos hospitais, uma vez que, parte considerável de visitas ao hospital são relacionadas a entrega de exames, e com o protocolo COVID-19, onde o contágio do vírus ainda é notório, esse portal de resultado é de grande importância para evitar aglomerações.

Foram implementados pontos de PACS (picture archiving and comunnication system/sistema de comunicação e arquivamento de imagem), que são locais onde são armazenadas as imagens nos setores do hospital e na rede de saúde, para acesso as imagens e resultados pelos profissionais da rede pública.

O aplicativo pode ser acessado tanto via web quanto por dispositivos móveis, como smartphones e smart TVs. A velocidade no compartilhamento dos resultados é outro fator de extrema importância.

Exceção: O Hospital Mário Covas Júnior disponibiliza, de forma impressa, os laudos médicos para pacientes oncológicos que têm retornos a consultas com médicos em outros municípios da região.

Resultados

No Hospital Mário Covas Júnior, são realizados de 700 a 800 exames de tomografia/mês, 6.000 impressões em papel A3/mês, 700 DVD/mês, 700 envelopes 35,5cm x 41,5cm.

Após a implantação da ferramenta QR-Code, o Hospital Mário Covas Júnior, obteve uma redução dos produtos utilizados na emissão dos exames, gerando uma economia de custo relevante, em aproximadamente 70%.

Salienta-se que essa redução nos gastos com insumos, contribui para uma conscientização ambiental relevante, pois haverá o uso cada vez menor desses produtos, de origem vegetal, química e industrial.

A inserção desta ferramenta contribuiu para a diminuição de pessoas nas dependências do hospital, e por sua vez, evitando proliferação de vírus, como o COVID-19.

Ilhabela possui um Parque Estadual com mais de 75% de mata atlântica preservada, assim, apesar de não ser pioneira no uso desse mecanismo tecnológico, busca dessa maneira sustentável, contribuir para a preservação do meio ambiente.

O que impactará na biodiversidade do planeta quanto à economicidade de uso de suas árvores para confecção de toda sorte de papéis.

O sistema de saúde, sem sombra de dúvida, economizará sobremaneira seus recursos de materiais impressos, assim como todo o parque tecnológico de computadores e impressoras que ficarão mais disponíveis para outros serviços correlatos.

A aproximação do usuário com o aplicativo, permitirá que o paciente se desloque, em qualquer parte do globo, carregando, por intermédio de dados ou nuvens, seus resultados ambulatoriais e visualizando por meio de smartphones, tablets, pcs, etc.

Com o uso da ferramenta, o usuário terá disponível, a qualquer momento, o acesso aos seus exames, de maneira rápida e eficaz.

Obs: Os dados do paciente são sigilosos, protegidos pela Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 (lei de proteção de dados pessoais), o acesso ao exame é feito através da inserção do número do CPF do paciente.


Informações estatísticas obtida junto à Secretaria Municipal de Saúde do município de Ilhabela no período de julho de 2022 à dezembro do mesmo ano, dentro do próprio ambiente hospitalar, no setor de Radiologia.


Comentários


bottom of page