top of page

Hospital Mário Covas Júnior implanta sistema automatizado para fracionar medicamentos

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 46 minutos
  • 2 min de leitura
ree

Já está em funcionamento no Hospital Mário Covas Júnior, em Ilhabela, um novo equipamento que automatiza o serviço de fracionamento de medicamentos e torna o processo ainda mais seguro, ágil e eficiente.

Conhecida como unitarizadora de medicamentos, a tecnologia automatiza um trabalho que antes era feito manualmente pela equipe farmacêutica, de modo a garantir maior precisão e otimização de tempo.

O sistema realiza o porcionamento e a embalagem individualizada de comprimidos, que são distribuídos nas quantidades exatas prescritas aos pacientes, tanto aos hospitalizados quanto aos atendidos pelos programas Nossa Farmácia II (integrado ao hospital) e Medicamento em Casa, voltado a usuários de medicamentos de uso contínuo.

A máquina também é responsável pela separação e embalagem de ampolas destinadas ao uso interno, no atendimento aos pacientes internados.

Ainda pouco comum no país, a iniciativa destaca o pioneirismo de Ilhabela, sede do primeiro hospital municipal do Litoral Norte a integrar o equipamento ao sistema público de saúde.

Além de agilizar os processos, a unitarizadora reduz significativamente as chances de erro humano e permite o rastreamento completo de cada medicamento, desde a entrada no hospital até a administração ao paciente, por meio de códigos de identificação. A tecnologia também melhora a logística interna e a produtividade da equipe farmacêutica, fortalecendo a segurança no uso de medicamentos.

Investimento em saúde

O novo maquinário está instalado e em pleno funcionamento nas novas dependências da Central de Abastecimento Farmacêutico e de Suprimentos “Wilton Roberto Neves”, localizada na ala recém-inaugurada do Hospital Mário Covas Júnior.

A modernização faz parte de um amplo investimento da Prefeitura de Ilhabela em infraestrutura e tecnologia hospitalar. A obra consolida o hospital como referência na região, com capacidade para atender a população de forma eficiente pelos próximos 30 anos. 

ree

 
 
 
bottom of page