top of page

FLAI 2025: confira a programação dos estandes das editoras

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 5 minutos
  • 4 min de leitura
ree

A FLAI 2025 está chegando e, com ela, uma grande diversidade de atrações literárias, apresentações culturais e educacionais. Nesta edição, o evento ocupará dois espaços simultâneos: o Centro Cultural da Vila e a Praça das Bandeiras, onde estarão os estandes das editoras.

Nos estandes, o público poderá participar de atividades como clubes do livro, sessões de autógrafos, contações de histórias e oficinas práticas, além de iniciativas mediadas pelo Senac, parceiro institucional do evento.

A programação terá início na quarta-feira (22), com a abertura do Mural Colaborativo e receptivo com a Editora Senac, a partir das 20h. A editora realizará diversas oficinas, vivências e bate-papos, voltados à hospedagem e culinária, com a confecção de bebidas sustentáveis e naturais.

Na quinta-feira (23), o dia será repleto de atividades culturais e educativas. Entre os destaques estão a vivência “Saberes e Sabores da Mata – Conhecendo as PANCs”, conduzida pelo Senac; o bate-papo e sessão de autógrafos com a autora Priscila Siqueira; e o Clube do Livro, com leitura coletiva do conto “Para Clarice, com candura”, de Chico Buarque.

A sexta-feira (24) será marcada por grandes encontros e performances artísticas. Com ênfase para a cultura local, o público poderá acompanhar o bate-papo com Zé Carlos sobre a cultura caiçara; a Batalha Slam, organizada pelo Coletivo Sereias do Hip-Hop de Ilhabela; e o bate-papo com sessão de autógrafos de Maristela Colucci, autora do livro “Villa Bella – Memória Iconográfica de uma Bela Ilha (1900–1980)”. O show do Quarteto de Viola Caipira de São Luiz do Paraitinga encerrará a programação com música e tradição.

Entre as atividades em destaque do sábado (25) estão as oficinas de drinks e bebidas, bate-papos e atrações multiculturais que valorizam a arte, a literatura e a cultura popular. Os visitantes ainda poderão participar da oficina de pintura “Cores Vivas – Laboratório de Experimentos com Pigmentos Naturais”, promovida pelo SENAC, e ter uma vivência única no cortejo pelas ruas da Vila, com a Congada Dona Luzia, de São Bento do Sapucaí. À noite, o público poderá prestigiar o projeto Poesia na Canoa: Leitura de Poemas do Livro “A Primeira Coisa que Existiu: Poesia para Jovens Leitores”.

Para encerrar o evento com leveza e encanto, o domingo (26) será dedicado às famílias e crianças, com contações de histórias às 11h, 14h e 14h30, em um momento dedicado à imaginação, aprendizado e diversão para os pequenos leitores.

A FLAI é uma iniciativa da Prefeitura de Ilhabela, realizada por meio da Secretaria de Cultura e Bibliotecas Municipais.

Confira a programação completa dos estandes das editoras:

Quarta-feira (22)

20h – Abertura do Mural Colaborativo e receptivo com a Editora Senac


Quinta-feira (23)

9h – Vivência: Saberes e Sabores da Mata – Conhecendo as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) (SENAC)

10h30 – Oficina: Bebidas Naturais com PANCs (SENAC)

11h – Contação de História para Crianças (0 a 12 anos)

13h30 – Oficina: Alimentação Sustentável – Aproveitamento Integral dos Alimentos (SENAC)

14h30 – Contação de História para Crianças (0 a 12 anos)

16h – Vivência: Saberes e Sabores da Mata – Conhecendo as PANCs (SENAC)

16h30 – Bate-papo + Sessão de Autógrafos com Priscila Siqueira

17h30 – Quadrilha Teco Teco Biru Biru de Queluz (Multicultural)

18h – Clube do Livro: Leitura coletiva do conto “Para Clarice, com candura” de Chico Buarque

18h – Sementes de Hospitalidade: Bate-papo com alunos do curso Técnico em Hospedagem (SENAC)

19h – Poesia na Canoa: Leitura de poemas de Adélia Prado (FLAI)


Sexta-feira (24)

9h – Vivência: Saberes e Sabores da Mata – Conhecendo as PANCs (SENAC)

10h30 – Oficina: Decoração de Cupcake (SENAC)

11h – Bate-papo com Zé Carlos sobre Caiçaras

15h – Oficina: Criando sua Soda Italiana (SENAC)

15h – Contação de História para Crianças (0 a 12 anos)

16h – Vivência: Saberes e Sabores da Mata – Conhecendo as PANCs (SENAC)

16h30 – Dança de São Gonçalo de Santo Antônio do Pinhal (Palco Principal – Multicultural)

17h – Clube do Livro da Livraria Canoa: Leitura Coletiva do Livro “Perigo de uma História Única”

17h – Batalha Slam da FLAI (Organização Coletivo Sereias do Hip-Hop Ilhabela)

18h – Oficina: Drinks com Café e Bate-papo com a Autora (SENAC)

18h – Hip-hop de Potim (Multicultural)

19h – Bate-papo + Sessão de Autógrafos com Maristela Colucci

20h – Sianinhas de São Luiz do Paraitinga (Multicultural)

20h – Bate-papo + Sessão de Autógrafos com Marina de Vecchi Tira

21h – Oficina: Drinks de Hollywood (SENAC)

21h30 – Quarteto de Viola Caipira de São Luiz do Paraitinga (Multicultural)


Sábado (25)

9h – Oficina de Pintura: Cores Vivas – Laboratório de Experimentos com Pigmentos Naturais (SENAC)

10h30 – Oficina: Bebidas Naturais com PANCs (SENAC)

11h – Contação de História para Crianças (0 a 12 anos) com Helen Thisted

14h – Criando sua Soda Italiana (SENAC)

14h30 – Contação de História para Crianças (0 a 12 anos)

15h – Cortejo pelas ruas da Vila – Congada Dona Luzia – São Bento do Sapucaí

16h – Clube do Livro: “Cartas de um Terapeuta para os Seus Momentos de Crise”, de Alexandre Coimbra Amaral

16h – Catieiros da Mantiqueira (Multicultural)

16h30 – Oficina: Drinks Tropicais (SENAC)

17h – Bate-papo + Sessão de Autógrafos com Isabella Mezzadri

18h – Bate-papo com Autor (SENAC)

18h – Congada Dona Luzia de São Bento do Sapucaí (Multicultural)

18h30 – Poesia na Canoa: Leitura de Poemas do Livro “A Primeira Coisa que Existiu: Poesia para Jovens Leitores”


Domingo (26)

11h – Contação de Histórias para Crianças (0 a 12 anos)

14h – Contação de História para Crianças (0 a 12 anos)

14h30 – Contação de História para Crianças (0 a 12 anos)

 
 
 
bottom of page