top of page

Escola de Ilhabela realiza atividade de Arteterapia e passeio cultural durante o Replanejamento 2022

Foto do escritor: Caio GomesCaio Gomes

A Educação não para! Exemplo disso é o trabalho realizado pela equipe da E.M. Terezinha de Jesus Ferreira, que está a todo vapor para o Replanejamento 2022.

No dia 07 de julho, em parceria com a Arteterapeuta Raquel Yabu, a equipe gestora da unidade participou de um encontro, pautado no cuidado e reflexão coletiva para a equipe, com uma dinâmica de automassagem, desenho coletivo e uma oficina de jogos.

Para arteterapeuta Raquel Yabu, “nada melhor do que uma sessão que nos transportasse ao mundo que trabalhamos. Quem trabalha com crianças precisa muitas vezes ser criança e foi o que fizemos”.

Um dos maiores benefícios do brincar na vida adulta é contribuir para a qualidade da saúde mental, aliviando o estresse e as preocupações.

Passeio Cultural

A escola também realizou um Passeio Cultural com educadores durante o Replanejamento, que partiu de uma reflexão de Jorge Larossa, educador e filósofo da Universidade de Barcelona, que define o conceito de experiência:

“É experiência aquilo que “nos passa”, ou que nos toca,

Ou que nos acontece, e ao nos passar nos forma e nos

transforma. Somente o sujeito da experiência está,

portanto, aberto à sua própria transformação.”

Na Educação infantil o currículo e planejamento é pensado e vivenciado através das experiências, acreditamos que as crianças constroem seus saberes através das experiências que elas vivem. Partindo desse princípio a Equipe Gestora da E.M. Terezinha de Jesus Ferreira, planejou um passeio cultural com a equipe da Unidade escolar.

A intenção era proporcionar aos educadores uma experiência cultural e que eles conhecessem alguns pontos importantes da cidade: Pedra do Sino e a Fazenda Engenho D’agua. Para essa atividade a escola contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, utilizando o transporte escolar para levar todos da equipe da unidade.

“O intuito do encontro foi propiciar aos educadores da escola uma experiência de tal forma que os marcassem e pudessem no segundo semestre do ano letivo trabalhar com as crianças o conhecimento cultural do Município partindo de algo que já vivenciaram”, finalizou a diretora Tania Yabu.

As atividades tiveram a participação dos professores, equipe da merenda, limpeza, secretaria e equipe gestora, entendendo que todos são educadores.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page