O velejador Matheus Bombini,11, aluno da Escola de Vela de Ilhabela Lars Grael (EVI), é um dos grandes destaques da Copa Brasil de Estreantes de Optimist, realizado pela Confederação Brasileira de Vela, em parceria com o Iate Clube de Brasília. O estreante em campeonatos brasileiros está em segundo lugar na competição que começou na última quarta-feira (4) e segue até sábado (7) com cerca de 80 competidores.
Matheus entrou na EVI há um ano e logo se destacou, obtendo uma ótima atuação no campeonato estadual e nos processos de treinos com velejadores mais experientes. “O desempenho do Matheus em Brasília está sendo fantástico. Isso é muito importante para a nossa cidade, é o reconhecimento de todo um trabalho e nos mostra que estamos no caminho certo”, comemora Ronylan Rodrigues, diretor de náutica.
A Optimist é uma classe fundamental de introdução à modalidade para todo velejador que deseja seguir carreira. As regatas do Brasileiro de OP são o primeiro evento seletivo para formar a equipe que deve representar o país nos campeonatos internacionais.
A partir do dia 8, também em Brasília, começa o 51º Campeonato Brasileiro de Optimist para veteranos e a Escola de Vela de Ilhabela terá cinco velejadores na raia. Os veteranos terão pela frente 12 regatas individuais durante seis dias.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, ressalta a importância da EVI para a cidade. “Temos o título de Capital Nacional da Vela e a responsabilidade de fazer jus a ele. O bom desempenho dos nossos atletas é o estímulo para que mais crianças e jovens possam praticar esse esporte”.
Atualmente a Escola de Vela de Ilhabela conta com 160 alunos, sendo um terço desse total de velejadoras mulheres. É possível acompanhar as regatas da Copa Brasil de Estreantes de Optimist e do 51º Campeonato Brasileiro para veteranos pelo canal da CB Vela no youtube: https://youtube.com/@CBVela.
Comentarios