A Prefeitura de Ilhabela promoveu um treinamento para os profissionais responsáveis pelo turismo de observação de baleias na última terça-feira (30). A palestra, ministrada pelos biólogos Rafaela Souza e Sergio Cipolotti, com o apoio do Projeto Baleia Jubarte, teve como objetivo promover o turismo e o respeito ao habitat natural desses cetáceos.
A organização sem fins lucrativos Instituto Baleia Jubarte, dedicada à conservação dos cetáceos no Brasil, tem como foco promover a harmonia entre as atividades humanas e a preservação do patrimônio natural, com ênfase na proteção e pesquisa.
A temporada de baleias e golfinhos em Ilhabela começa oficialmente neste sábado (3) a partir das 16h na Vila. “Importante ressaltar a importância das boas práticas na observação de cetáceos, garantindo que os profissionais possuam a ética necessária e conhecimentos específicos para o exercício de atividades contemplativas e responsáveis”, salienta Harry Finger, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
De acordo com o Projeto de Avistamento de Baleias (Probav), foram registrados 163 avistamentos entre junho e agosto do ano passado, período de pico de baleias jubarte que passam por Ilhabela. Além das baleias jubarte, outras três espécies de baleias e oito espécies de golfinhos foram registradas no arquipélago.
Confira a programação da abertura da temporada de baleias e golfinhos de Ilhabela:
Sábado, 3 de junho, às 16h
Local: Vila – Área em frente ao píer
16h às 18h: Atividades educativas do Viva para crianças
18h às 18h40: Conversa com a Dra. Mia Moretti, do Instituto Viva – Ilhabela Mar de Baleias, Golfinhos e Cia
18h45 às 19h15: Entrega de certificados do curso de capacitação promovido pelo Instituto Baleia Jubarte; apresentação dos resultados do Turismo de Observação de Cetáceos, além de dicas e regras de observação
19h15 às 19h30: Apresentação do Documentário do Instituto Baleia Jubarte
19h30 às 20h30: Show com o Projeto Brazuca
Comentários