Secretario de Atenção Primária à Saúde (Saps) do Ministério da Saúde foi um dos palestrantes
A Prefeitura de Ilhabela promoveu, nos dias 24 e 25 de fevereiro, a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Ilhabela, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde, com apoio executivo da Secretaria de Saúde e da Santa Casa de Misericórdia.
Nessa quinta edição o tema central foi “Aqui o SUS funciona! – Ilhabela de direitos e responsabilidades”, homenageando Dona Izanil (Maria da Silva Pinto de Albuquerque) e elegendo delegados para representar e defender as propostas do arquipélago na 9ª Conferência Estadual de Saúde e na 17ª Conferência Nacional de Saúde.
As Médicas de Saúde da Família Dra Maria da Paz Feitosa e Dra Sonia Toledano palestraram sobre o tema central da conferência e no segundo dia o médico sanitarista Nésio Fernandes de Medeiros Junior, Secretario de Atenção Primária à Saúde (Saps) do Ministério da Saúde abordou “Os Desafios da Atenção Primária à Saúde”.
Encerrando o evento, Maria Aparecida Piedade (secretária adjunta de Saúde) e Henrique Simões (diretor do Hospital Governador Mário Covas Jr) foram eleitos como delegados representantes da Gestão, Ricardo Teixeira Mraz (dentista) e Natanael da Silva (condutor emergencial) dos trabalhadores da saúde e Natalia Cristina da Silva Santos e Rosilene Rangel (usuárias do SUS) são as representantes da sociedade civil.
Homenagens
A V Conferência levou o nome da Dona Izanil (Maria da Silva Pinto de Albuquerque), filha de Eva Esperança Silva, que também é dona de histórias emblemáticas em Ilhabela. Nascida em 21 de dezembro de 1928 ela foi parteira, mulher preta e uma trabalhadora da Saúde que deixou um legado com todos que trabalhou. Em sua família, várias pessoas hoje são trabalhadoras da Saúde e seu exemplo ainda inspira os mais jovens.
Além do tema da conferência, as quatro salas de debate também homenagearam trabalhadores da saúde: Joseli de Freitas Oliveira, Matuzalém Fagundes Vilela, Ulysses Factum Alves e Luiz Carlos Muniz, ambos representados no evento por seus familiares.
Comentários