A Prefeitura de Ilhabela, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura iniciou na semana passada junto às comunidades tradicionais de Castelhanos e Canto do Gato, as primeiras reuniões sobre a instalação de biodigestores.
Para o prefeito Toninho Colucci, “O tratamento de esgoto adequado é de extrema importância e uma das prioridades do nosso Governo. O saneamento é essencial para a proteção ao Meio Ambiente e para a saúde das pessoas sejam elas moradoras da zona urbana ou das comunidades tradicionais”, destaca o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
A recém-criada Secretaria das Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura está atenta e acompanha e executa diversas melhorias para a população tradicional caiçara. “A instalação desses equipamentos é fundamental para essas comunidades, temos atuado em diversas frentes para garantir políticas públicas voltadas ao atendimento e garantia dos direitos fundamentais das comunidades tradicionais caiçaras”, afirmou Ezequiel Alves.
Os biodigestores são equipamentos usados para o processamento de matéria orgânica, como, por exemplo, fezes e urina de humanos como método alternativo ao convencional, uma tecnologia barata, eficaz e ecológica no tratamento de esgoto. “Os equipamentos estão sendo instalados nas casas e paralelamente está sendo realizado um trabalho de educação ambiental orientando quanto ao funcionamento adequado dos Biodigestores garantindo assim a preservação do meio ambiente na comunidade. Ressalto que a comunidade já percebe melhorias na qualidade do Rio Nema”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Kátia Freire.
Na comunidade do Bonete os moradores já começam a perceber as melhorias do investimento em saneamento básico na comunidade tradicional. São cerca de R$ 2 milhões investidos pela Prefeitura de Ilhabela na obra dos Sistemas de Biodigestores, que deve levar o tratamento de esgoto para todas as residências e comércios do local.
O secretário-adjunto das Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura, Felipe Caranha, conta que os moradores da comunidade relataram que após o início da obra dos Sistemas de Biodigestores, as embarcações que ficam ancoradas no Rio Nema não sofrem mais com manchas e sujeira em seus cascos.

Komentarze