top of page
  • Foto do escritorCaio Gomes

Prefeito Toninho Colucci nomeia professor Cornélio e Anísio Oliveira para a Secretaria de Governo


Após o trágico falecimento de Cezar De Tullio na última segunda-feira (20), o prefeito Toninho Colucci decidiu nomear o professor Antônio Cornélio de Moraes Filho como novo secretário de Governo e o ex-vereador Anísio Oliveira, como secretário adjunto de Governo. Nomes fortes na política ilhabelense, a dupla vem para reforçar o secretariado municipal.


"O professor Cornélio é um nome muito importante na história política da cidade e com vasta experiência na gestão pública. Aliado à jovialidade e experiência do ex-vereador Anísio Oliveira, a Secretaria de Governo ganha reforços de peso para suprir a falta que o Cezar deixou após seu falecimento. Vamos continuar trabalhando ainda mais por Ilhabela”, ressaltou o prefeito Toninho Colucci.

Professor Cornélio, nome forte da cidade e na região, possui vasta experiência política em passagens pela administração pública de Ilhabela e Caraguatatuba. Em Ilhabela fez história na área da Educação, como professor, gestor escolar e também como secretário municipal de Educação. Sua trajetória ainda é composta por duas passagens como vereador na Câmara Municipal do arquipélago, tendo sido presidente da Casa de Leis entre 1979 e 1981. Em 1977 foi eleito vice-prefeito de Ilhabela e cumpriu os quatro anos de mandato.


“O prefeito Toninho Colucci me confiou esta missão e tanto ele como a população podem esperar muita dedicação e trabalho. O Prefeito Colucci é um realizador e pode contar comigo para mais esta tarefa, onde vamos entregar o nosso melhor”, ressaltou professor Cornélio, novo Chefe de Gabinete da Prefeitura.

Já o ex-vereador Anísio Oliveira, é caiçara, formado em Contabilidade e funcionário público da Prefeitura do arquipélago. Exerceu seu mandato como vereador na Legislatura 2017-2020, atuando em diversas áreas, com foco em educação, política para mulheres e jovens. Na última eleição, foi o terceiro candidato a vereador mais votado da história de Ilhabela, com 631 votos válidos.

“Agradeço a confiança do prefeito Toninho Colucci. Mais um novo desafio pela frente, com muito trabalho por Ilhabela. Vamos dar sequência ao trabalho realizado pelo Cezar, que deixou um legado, e nossa obrigação agora, junto ao Prefeito, é manter e elevar ainda mais as benfeitorias para nossa população”, afirmou Anísio Oliveira.

A Secretaria de Governo da Prefeitura de Ilhabela é uma das mais importantes na Administração Municipal. Ela é responsável por gerir a interlocução entre o Gabinete do Prefeito e as secretarias municipais, além da Câmara Municipal.



Na última segunda-feira (20/3), o secretário municipal de Governo, Julio Cezar Cardial De Tullio faleceu vítima de um câncer. Cezar de Tullio, como era conhecido, nasceu no dia 15 de outubro de 1952 em uma das famílias mais tradicionais da cidade. Formou-se em administração pela Universidade Mackenzie e voltou a residir no arquipélago em 1998, quando assumiu a gestão da histórica Padaria Central, inaugurada em 1927 por sua avó, Cristina Mendes Cardial.


Vida política

Participou ativamente da vida política e social da cidade, foi Chefe de Gabinete da administração do prefeito Toninho Colucci entre 2009 e 2014, quando se afastou para candidatar-se a deputado federal. Em 2016 concorreu como candidato a vice-prefeito nas eleições municipais.

Apaixonado pela política e movido pela vontade de fazer a diferença no bem-estar de moradores e visitantes da sua terra natal, aceitou novamente o convite do prefeito Toninho Colucci e voltou à Prefeitura de Ilhabela em 2021 como secretário municipal de Governo, cargo que exerceu com o mais elevado espírito público.

Santa Casa & Cidadão

Em 2017 foi eleito provedor da Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela e reeleito em 2019. Destacou-se por uma gestão marcada por investimentos em melhorias das instalações da entidade e do laboratório de análises clínicas, além da volta da inclusão da Santa Casa no rol das instituições com o Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social - CEBAS, resultando em uma grande economia anual para a instituição. Durante a Pandemia de Covid-19, articulou a vinda do programa Coronatest, em parceria com os Laboratórios DASA e Albert Einstein, viabilizando a realização de 700 testes sem custo para a população de Ilhabela. Seus expressivos serviços em prol da comunidade renderam-lhe a maior honraria que pode ser concedida a um filho de Ilhabela: o Título de Gratidão Caiçara, conferido pela Câmara Municipal em 2020.


Paixões

Fora da Prefeitura, Cezar De Tulio era só sorrisos quando provocado a falar sobre outras grandes paixões: o Santos Futebol Clube, a Itália e a música, esta última, revelada apenas aos mais próximos, com apresentações de voz e violão. Deixa a esposa, Marília Cunha Almeida De Tullio, os filhos Mariana De Tullio, Julio De Tullio Junior e os netos Maria, Laura e Artur, por quem sentia verdadeiro fascínio.

A Prefeitura decretou luto oficial de três dias por meio do Decreto no. 9.757/2023 e manifesta profundo pesar e solidariedade aos familiares e amigos.

670 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page