Na manhã de hoje, sob comando do Tenente Guedes, a Polícia Militar juntamente com os profissionais que atuam nas escolas de Ilhabela passaram a receber treinamento preventivo a ataques nas unidades educacionais.
A ação consiste em treinar alunos, professores e profissionais que atuam nas escolas para responder rapidamente no caso hipotético de ataques. De acordo com o Tenente Guedes, o sistema também está sendo implantado em cidade do Vale do Paraíba. A ação é simples e pode salvar vidas.
Munidos de apitos, os profissionais dão o sinal de alerta e prontamente as crianças correm para as salas de aula, onde as portas são trancadas e a Polícia Militar acionada para prestar atendimento. A medida funciona como o sistema já utilizado em algumas residências como “quarto do pânico”, onde as pessoas primeiro se protegem para então acionar as forças de segurança.
A primeira etapa do treinamento ocorreu na manhã de hoje na Escola Municipal Euripedes da Silva Ferreira, na Barra Velha. Os testes indicaram eficiência na velocidade de resposta das crianças do Ensino Fundamental 1. Na ocasião intemporal de resposta foi de aproximadamente 15 segundos para que todos estivessem protegidos sob a tutela dos professores dentro das salas de aula.
Para ter mais eficácia, a partir de agora os educadores receberão um apito e a chave da sala de aula. A ideia é que assim que o som de alerta for ouvido por qualquer profissional, os mesmos repliquem os apitos para que todos sejam alertados e se dirijam para os locais determinados em cada unidade.
De acordo com Guedes, o treinamento teve início hoje é vai se estender por todas as unidades públicas e privadas ao longo dos próximos dias. “A ideia é que essa iniciativa se torne parte do cotidiano escolar e continue, não só nesse período de possíveis ameaças, tornando o ambiente escolar cada vez mais seguro para nossos filhos”, ressaltou o Tenente.
Na tarde de hoje (12), policiais militares estarão mais uma vez na Escola Euripedes dando o treinamento para os profissionais da unidade e também para representantes de outras escolas. O objeto é maximizar o alcance das técnicas para que o sistema possa ser implantado em todas as escolas da cidade no mais curto espaço de tempo.
Comments