Na tarde de ontem (29), um grupo de pescadores compareceu à Delegacia de Polícia de Ilhabela para registrar um denúncia com relação ao processo eleitoral da Colônia dos Pescadores Z6. Segundo o Boletim de Ocorrência, os pescadores alegaram que no dia 18 de agosto houveram irregularidades na eleição para a diretoria da entidade.
Para entender o caso nossa reportagem entrou em contato com Edivando Soares de Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Pescadores em Brasília. Segundo ele, a Confederação Nacional acompanhou presencialmente o processo eleitoral em Ilhabela, tendo sido cumpridos todos os requisitos legais e estatutários da Colônia.
De acordo com o grupo de pescadores, a eleição ocorreu sem que os associados tivessem sido devidamente informados. "Nenhum anúncio ou publicação oficial foi feita sobre o processo eleitoral, e os associados só tiveram conhecimento do ocorrido após a eleição ter sido concluída", relataram no registro do ocorrência.
No entanto, segundo a Confederação Nacional dos Pescadores, houve o registro de chapa única, não tendo sido registrada chapa concorrente, mesmo após a devida publicação do Edital de Convocação dentro do prazo legal.
Ainda de acordo com o Boletim de Ocorrência, alguns associados têm buscado esclarecimentos para a regularização de sua situação associativa. No entanto, ainda de acordo com eles, a diretoria eleita não compareceu a nenhum dos encontros agendados.
No início da manhã de hoje, o presidente da Confederação Nacional dos Pescadores afirmou que "está havendo baderna por pessoas que tem interesses escusos na entidade, que nem sequer exercem a atividade de pesca e nem são filiados à Colônia de Pescadores, e que serão tomadas medidas judiciais cabíveis pelas ameaças sofridas pela Presidente eleita e sua Diretoria".
Diante desses acontecimentos, os associados estão demandando que a administração da Colônia providencie a lista completa de todos os associados, juntamente com a documentação que comprove a realização adequada do processo eleitoral e a regularização das pendências de pagamento por parte dos associados. A denúncia ressalta a importância da transparência e da participação justa em processos eleitorais que afetam a vida da comunidade de pescadores.
Comentários