
A Linguagem do Corpo ou Psicologia da Correlação da mente e corpo vai revelar através da doença, dor, fratura, acidentes entre outros, desde o mais grave até o mais simples quais os comportamentos e emoções que são os agentes causadores dessa condição.
No Antigo Egito, Índia, Tibete, China e Indonésia, esse conhecimento era empírico e passava-se de pai para filho. Todos os médicos sacerdotes faziam diagnósticos através dessa correlação. Devido às guerras políticas e religiosas, esse conhecimento foi escondido em templos e em antigas bibliotecas como Alexandria no Egito e somente os Sacerdotes podiam utilizar secretamente dessa linguagem.
O corpo é o reflexo da mente! Porém, mesmo quando descobre a causa emocional de uma doença, isso não retira a necessidade de a pessoa fazer mudanças na alimentação, estilo de vida e em hábitos destrutivos. A Linguagem do Corpo trabalha em conjunto com o tratamento médico convencional, o qual só poderá ser encerrado mediante a alta do médico responsável.
A Linguagem do Corpo é uma forma de diagnóstico e uma vez que a causa primária é assimilada, a pessoa começa um processo de cura. Qualquer pessoa pode fazer uma sessão de Linguagem do Corpo, não é necessário ter uma doença diagnosticada. Por exemplo, se uma pessoa tem dor lombar recorrente, imediatamente vai associar a algum “mau jeito” que pode ter dado, mas muitas vezes nem se lembra em que momento foi isso.
Um dos significados da dor lombar pela Linguagem do Corpo são preocupações a respeito do financeiro, estabilidade e segurança. Também acontece sempre em pessoas com ideias rígidas, que não se abrem para o novo. Essa região é um depósito de emoções ruins, por isso deve estar sempre solta e leve, tanto limpando essas emoções diariamente quanto fazendo exercícios de fortalecimento e alongamento. Um auxilia o outro!
A longo prazo, essa dor que sempre aparece e some depois de tomar um anti-inflamatório, pode se tornar algo mais grave, como um problema nos rins, já que esse órgão, pela Linguagem do Corpo, representa dinheiro, segurança, proteção e carreira. Por esse motivo, é importante iniciar um processo de autoconhecimento antes que alguma doença somatize.
Se existem casos de doenças "hereditárias" na família, que tal entender qual o padrão familiar que está manifestando ou, dependendo da idade, ainda pode manifestar. Pela Linguagem do Corpo, doenças hereditárias são apenas repetições de padrões mentais, de comportamentos e hábitos familiares.
Se você tem acessos de raiva súbita, tristeza profunda sem motivo aparente ou áreas da vida cotidiana que estão travadas, através da Linguagem do Corpo é possível identificar o sentimento inconsciente que gera o comportamento que está trazendo esse desequilíbrio e falta de fluidez.
Após feito todo diagnóstico é recomendável sessões de análise semanais ou quinzenais para que todos os processos façam sentido e comece a acontecer uma mudança efetiva de vida.
Abraços
Paula Ferreira

Paula Ferreira é Psicanalista Integrativa com Linguagem do Corpo e Jornalista, mora em Ilhabela desde 2000
Comments