top of page
Foto do escritorRedação

Moradores de Ilhabela são alertados para o perigo de queimadas e falta de água no período de seca



A Prefeitura de Ilhabela, preocupada com o período prolongado de seca no município, realiza nesta semana a ação “Ilhabela em Alerta na Primavera” que está percorrendo os bairros mais vulneráveis às queimadas e a falta de água. O objetivo é alertar os moradores sobre os riscos de incêndio nas localidades próximas ao mato seco e desenvolver o trabalho de conscientização sobre o uso da água nas escolas e residências da cidade.

A ação se iniciou no domingo (22) na Praça Coronel Julião, na Vila (Centro Histórico), e na segunda-feira (23) foi a vez dos moradores do Morro do Cantagalo. A equipes ainda vão passar pelas ruas do bairro Itaquanduba e Camarão e sete escolas municipais estão sendo visitadas. A primeira delas, a E.M. Prof.ª Mércia do Nascimento Dias, já recebeu a equipe composta por agentes da Defesa Civil de Ilhabela e militares do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP).

Além da conversa com os estudantes também são expostos aos materiais de combate ao fogo utilizados e seu funcionamento, ampliando a noção dos riscos envolvidos pelas equipes do Corpo de Bombeiros, brigadistas e agentes da Defesa Civil Municipal, que também alertam para o uso racional da água. Na última quarta-feira (25), foi a vez dos alunos da E.M. Waldemar Belisário e E.M. Profª Ophélia Reale Montanhesi, que receberam o Cabo do Corpo de Bombeiros, Silva Costa, com uma palestra sobre prevenção a incêndios.

De acordo com o secretário de Mobilidade e Segurança da cidade, Cristobal Parraga, é preciso ter a consciência de que o período exige um outro comportamento, mais cuidadoso com o meio ambiente. Práticas como descartar bitucas de cigarro e queimar lixo próximo à vegetação seca não podem ser toleradas e devem ser denunciadas.

“No período de estiagem o mato seco propaga o fogo rapidamente.  As chuvas recentes foram tão poucas e localizadas que não conseguiram molhar o solo e diminuir o risco de incêndio. Por isso, a atenção tem que ser total. Também os reservatórios continuam com pouca água, então é preciso economizar. Desligar o chuveiro ao ensaboar e não lavar calçadas com mangueira são alguns dos hábitos que têm de ser adotados”, enfatizou.

No total, estão envolvidas as escolas E.M. Profª Mércia do Nascimento Dias, E.M. Carolina de Moraes Silva, E.M Waldemar Belisário, E.M. Profª Ophélia Reale Montanhesi, E.M. Altamira de Castro Vieira Colucci, E.C.M. Julio Cesar Cardial De Tulio e E.M. Paulo Renato Costa Souza. Participam da ação a Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Mobilidade e Segurança, a Secretaria de Governo, Defesa Civil de Ilhabela e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo.

 

Confira os problemas causados pelo fogo na mata:

- Queimadas reduzem a quantidade de água potável;

- Destroem as mangueiras;

- Desestabilizam as pedras nos morros;

- Colocam em risco as casas próximas;

- Causam a morte de animais.

 

Dicas para economizar água:

- Feche a torneira ao escovar os dentes. (Este hábito simples economiza até 12 litros de água).

- Tome banhos rápidos. (Banhos de até cinco minutos economizam centenas de litros por mês).

- Regue plantas com moderação. (Regar pela manhã e ao final da tarde evita a evaporação rápida. Prefira o regador ao invés da mangueira).

- Use balde para lavar o carro. (O uso do balde com água e um pano economiza grande quantidade quando comparado ao uso da mangueira).



46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page