top of page
Foto do escritorRedação

Ilhabela realiza treinamento com servidores para ampliar uso de geointeligência na gestão municipal

Objetivo é melhorar a oferta de serviços online para munícipes, melhorar a integração e gestão de dados municipais

Visando identificar oportunidades de melhoria e otimizar o atendimento aos munícipes e os serviços públicos, servidores de diversas secretarias da Prefeitura de Ilhabela, participaram de um treinamento do sistema Geopixel Cidades, promovido pela empresa Geopixel na última quinta-feira (14).

“A ideia desse treinamento é agregar ainda mais valor para o munícipe e como servidores somos peças fundamentais desse processo, pois podemos manusear cada vez melhor o Geopixel cidades, inserindo novos dados que permitam otimizar os serviços de diversas secretarias, ajudando os cidadãos a resolverem muitas questões de casa, sem a necessidade de ir à Prefeitura”, afirma Alexandre Gonçalves, secretário adjunto de Habitação e Gestão Territorial.

Ainda de acordo com Alexandre, quando se fala em um sistema de geointeligência como o que a Prefeitura vem usando, há muitas possibilidades. “Ao participar do treinamento e ouvir o que está sendo feito em outras cidades com certeza os servidores identificarão novas oportunidades de uso do sistema”.

Para sensibilizar ainda mais os servidores sobre o impacto positivo que o uso da geointeligência tem na gestão municipal, o evento contou com a presença de dois munícipes que utilizam os serviços online oferecidos por meio do Geopixel Cidades para compartilharem suas experiências.

“Para mim que atuo com construção, regularização imobiliária e serviços de topografia a ferramenta ajuda muito. Eu consigo comparar divisas de imóvel, identificar proprietários e acelerar muito os tramites”, afirma a engenheira civil Mariane Pacheco Torres.

O advogado César Jan Simonini Raiser Nobre é usuário dos serviços do Geo Cidades disponível para os moradores de Ilhabela desde 2018 e também compartilhou sua experiência.

“Comecei a utilizar a ferramenta quando era estagiário do Ministério Público para fazer as minutas de uso capitão e checar quem eram os vizinhos das áreas que constavam no processo. Hoje, como advogado, não imagino minha vida sem a ferramenta que, entre outras coisas, me ajuda para ver sobreposição de áreas e consultar documentos com facilidade. Até porque como não sou especialista em engenharia ou cartografia, preciso de auxílio de ferramentas fáceis e intuitivas”, disse.

Em uso por Ilhabela desde 2018, a ferramenta vem contribuindo para a promoção da segurança jurídica e a melhoria da qualidade de vida dos moradores, por meio da integração de informações eu podem ser acessadas por todas as secretarias municipais, proporcionando uma gestão eficiente de dados geográficos e cartográficos, fotografias de campo, plantas e documentos, que permitem à prefeitura tomar decisões mais embasadas, planejar melhor o desenvolvimento urbano e oferecer serviços de forma mais eficiente aos cidadãos.



3 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page