A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, realizou a 2ª edição Balada Surda no último domingo (17). Com a presença da comunidade surda de todo o Litoral Norte, o evento teve duração de 4 horas e resgatou a cidadania cultural dessa parcela da população com uma atividade sensorial adaptada.
Além da música, sentida pela vibração das batidas mais graves, a festa ofereceu experiências por meio de diferentes linguagens, como luzes, aromas, sabores e imagens. "Este ano a adaptação do som está melhor. Também adorei que teve uma plataforma giratória", compartilhou a estudante universitária de gastronomia e instrutora de Libras Dayse Souza.
A tradução simultânea da Língua Brasileira de Sinais foi alternada em três intérpretes profissionais. E, segundo a secretária Nanci Zanato, o momento de interação não foi somente da comunidade surda, mas de todas as pessoas que participaram da festa. “O ambiente está muito bom e eles estão se sentindo valorizados. Gostaria que o evento ficasse no calendário oficial da Secretaria", disse Nanci.
Com mais de 50 convidados, a Balada Surda foi o último evento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social este ano. "Fechamos os trabalhos com chave de ouro", acrescentou a secretária.
Comments