O vereador Gabriel Rocha (SD), apresentou na última terça-feira (4/4) um projeto de lei na Câmara Municipal de Ilhabela que autoriza a instalação de detectores de metais nas escolas públicas da cidade, com o objetivo de garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários. A iniciativa do vereador foi motivada pelos recentes ataques sofridos por escolas públicas em todo o país, como o caso ocorrido na Escola Estadual Thomázia Montoro, na zona oeste de São Paulo, onde uma professora foi morta por um aluno de 13 anos armado com uma faca.
O projeto de lei, que recebeu o nome de “Lei Professora Elisabeth” em homenagem à professora morta no atentado em São Paulo, também prevê a obrigatoriedade da inspeção de pertences e a passagem de todos por detectores de metais antes de entrar nas unidades de ensino, a fim de coibir possíveis atentados.
De acordo com Gabriel Rocha, os detectores de metais, aliados à inspeção de pertences em aparelhos de Raio-X, são capazes de reduzir a probabilidade da entrada de objetos que possam ser utilizados para cometer atos infracionais nas escolas, como armas de fogo e facas. _“Infelizmente, podemos ver que a onda de violência nos estabelecimentos de ensino tem sido crescente, onde os professores, funcionários e os próprios alunos são agredidos com instrumentos de ataque”_, afirmou o vereador.
O projeto de lei de Gabriel Rocha ganhou ainda mais relevância após o atentado ocorrido na última quarta-feira (5/4), em uma creche de Blumenau (SC), onde um homem de 25 anos matou quatro crianças e feriu outras cinco com uma machadinha.
A iniciativa do vereador Gabriel Rocha busca proporcionar mais segurança às escolas públicas de Ilhabela, contribuindo para a prevenção de atos de violência e garantindo um ambiente mais seguro para alunos, professores e funcionários.
Comentarii