No mês de aniversário da cidade, o prefeito Toninho Colucci confirmou mais uma ação com o objetivo de solucionar um dos maiores problemas de Ilhabela: o Saneamento Básico.
A área escolhida em parceria com a Sabesp fica localizada numa região distante de residências, evitando assim o desconforto para moradores, como acontece há quase duas décadas no bairro do Itaquanduba, onde o mau cheiro do esgoto é insuportável.
Segundo a prefeitura, com a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto Terciária, a ETE do Itaquanduba será desativada assim que a rede for ligada nessa nova estação.
Ainda de acordo com o poder público, com o novo sistema de tratamento ecológico, o produto final do tratamento do esgoto sanitário será transformado em água de reuso, e poderá ser utilizada para sistemas sanitários de banheiros, na manutenção de jardins e — inclusive — para encher piscinas. O excedente da água de reuso deverá ser dispensada, sem nenhum tipo de risco aos seres humanos e ao meio ambiente.
A medida — prevista no Plano de Governo que Toninho Colucci apresentou à população de Ilhabela nas ultimas eleições — deverá solucionar grande parte dos problemas causados pela falta de tratamento de esgoto na cidade, principalmente com relação a Estação de Tratamento Primário que ocorre atualmente na ETE Itaquanduba.
“Nós estamos fazendo a nossa parte e cobrando a muito a Sabesp, que também esta trabalhando para nos ajudar nessa solução. O sistema de tratamento terciário era um sonho que está se tornando realidade. Em breve não teremos mais bandeiras vermelhas nas nossas praias e nossas crianças poderão voltar a brincar com segurança em nossas cachoeiras”, destacou Toninho Colucci.
De acordo com a prefeitura, para implantação do projeto será desapropriada uma área conhecida como Fazenda Bananal, medindo aproximadamente 240 mil metros quadrados.
Questionamos o prefeito Toninho Colucci com relação ao valores que serão gastos na desapropriação do imóvel. Ele foi enfático:
“NÓS VAMOS DEPOSITAR O VALOR VENAL DO TERRENO E TOMAR A POSSE PARA INICIAR AS OBRAS! Caso o proprietário não concorde com o preço, ele que procure a justiça e peça a avaliação do imóvel, se o juiz achar que temos que pagar alguma coisa a mais, pagamos”, afirmou Colucci.
Há anos, ambientalistas questionam a eficiência do tratamento primário da ETE Itaquanduba, principalmente com relação ao despejo do material no mar por meio de um emissário submarino.
De acordo com o prefeito, a estrutura do Itaquanduba deverá ser desativada e a área degradada recuperada. “Aquela é uma região importante para a cidade, num dos bairros mais populosos de Ilhabela. “Temos que dar solução para o problema. Ninguém aguenta mais aquele mau cheiro, as praias poluídas e a falta de balneabilidade da orla na temporada”.
Além do sistema de tratamento de esgoto terciário, o local também abrigará uma estrutura educacional, com áreas esportivas que vão nos ajudar na ampliação do ensino em tempo integral.
“A cidade cresceu e nenhum investimento foi feito em educação nos últimos quatro anos. Nos meus primeiro oito anos de mandato construí 23 escolas em Ilhabela e conseguimos colocar mais de 60% das crianças na escola em tempo integral”, destacou o prefeito Toninho Colucci que completou: “Nós vamos tudo o que for possível para melhorar a Educação das nossas crianças. Temos excelentes profissionais, mas as estruturam estão defasadas”.
De acordo com o projeto Executivo, o local contará também com campo de futebol, ginásio poliesportivo, quadras, pista de atletismo, piscina olímpica e de salto, além de espaço para prática de modalidades como rugby e beach tennis.
TIPOS DE TRATAMENTO DE EFLUENTE
Os processos envolvidos no tratamento de um efluente podem ser separados de três ou mais etapas. Conhecidos geralmente como: pré-tratamento, tratamento primário, tratamento secundário e tratamento terciário.
PRÉ-TRATAMENTO
O pré tratamento retira dos efluentes os materiais sólidos. Em geral, são utilizados a desarenação e o gradeamento.
TRATAMENTO PRIMÁRIO
O tratamento primário já envolve em espaço de tanques ou reatores os quais por adição de reagentes químicos interagem por mio de processos físico-químicos no efluente removendo os sólidos em suspensão e materiais orgânica presentes, processo conhecido como floculação. Na sequência ocorre a decantação primaria para a formação do lodo do efluente.
TRATAMENTO SECUNDÁRIO
No tratamento secundário ocorrem os processos bioquímicos que podem ser anaeróbicos ou aeróbicos. Responsáveis por remover a matéria orgânica ainda presente no efluente, seguido de uma decantação secundária para clarificação do efluente e separação do lodo. O lodo originado nos processos das estações também deve passar por um tratamento de secagem, adensamento e descarte adequado ou reaproveitamento quando possível após passarem por processos específicos.
TRATAMENTO TERCIÁRIO
O tratamento terciário se resume em um polimento nos tratamentos anteriores, dependendo do descarte e uso do efluente tratado. Geralmente utilizado para a remoção de substâncias especificas presentes ainda na água tratada. Como metais pesados, microrganismos patógenos, nitrogênio, fósforo. Atualmente existem várias técnicas para a realização do tratamento terciário.
Comments