top of page
Foto do escritorRedação

Cineclube Citronela traz a Ilhabela documentário sobre sexualidade de pessoas com deficiência que está nos cinemas do Brasil




 

O Cineclube Citronela apresentará o filme “Assexybilidade” nesta sexta-feira, 4 de outubro, às 19h. O documentário já recebeu dois prêmios e acaba de entrar no circuito dos cinemas brasileiros, e o público de Ilhabela terá a oportunidade de conferir este lançamento no Espaço Pés no Chão.O filme tem direção de Daniel Gonçalves e fala sobre a sexualidade de pessoas com deficiência. A ideia do documentário é quebrar tabus e mudar a visão equivocada de que pessoas com deficiência são seres assexuados, angelicais e desprovidos de desejos. O documentário dá voz para as pessoas com deficiência dizerem coisas que a sociedade não espera que elas digam e façam e mostra a luta delas contra a invisibilidade e o capacitismo.“Assexybilidade” levou os prêmios de melhor direção de documentário no Festival do Rio 2023, de melhor direção de longa-metragem no Festival For Rainbow (Fortaleza-CE) e o grande prêmio do júri de melhor longa-metragem documentário no NewFest (Nova York-EUA), além de ter sido exibido em outros festivais em pelo menos 10 países.Após o filme haverá um debate com Giovanni Venturini, personagem do documentário e ator que já participou de diversos filmes e programas de TV, como a novela “Cúmplices de um Resgate” e a segunda temporada da série “Justiça 2”, a produtora Raíssa Couto, produtora do filme e especialista em acessibilidade e a educadora Serena Correa."Assexybilidade" é o primeiro filme brasileiro a ser exibido com legendas descritivas, além de contar com recursos de audiodescrição, legendas descritivas e libras, por meio do aplicativo MovieReading. É só baixar o aplicativo, escolher o filme e fazer o download do recurso escolhido. Na sala de exibição, basta selecionar o filme e o recurso. Assim que o filme começar, o app identifica o áudio e sincroniza o recurso ao filme.O Cineclube Citronela é uma produção da Salga Filmes, coletivo Citronela Doc e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo e apoio do Espaço Cultural Pés no Chão e Ver Pra Crer Produções.

O projeto foi criado para promover a exibiçãogratuitae o debate defilmes documentais brasileiros contemporâneos. Em2024serãooito sessõesno total, atédezembro, com a exibição dos documentários seguidos pordebatescom convidados locais e representantes dos filmes, como diretores, produtores ou editores. As exibições acontecem noEspaço Cultural Pés no Chão.



SegundoJuliana Borges,roteirista, documentarista e uma das idealizadoras do Cineclube, a ideia do projeto é fomentar a formação de público na cidade e oferecer às pessoas umaoportunidade rara detroca direta com os realizadores.



Os organizadores do Cineclube também são responsáveis pelo festival de cinema documentalCitronela Doc - Festival de Documentários de Ilhabela (www.instagram.com/citroneladoc),cuja quarta edição acontecerá entre 7 e 10 de novembro de 2024e já se consagrou como um evento relevante no calendário cultural da cidade. A curadoria para o Cineclube será feita associada à dos filmes do festival, de modo que a programação do Cineclube complemente os filmes do Citronela Doc.



Os filmes exibidos no Cineclube Citronela são legendados; os debates terão tradução para libras e o Espaço Cultural Pés no Chão tem acessibilidadepara pessoas com mobilidade reduzida, possibilitando um acesso amplo e gratuito às atividades culturais propostas.



Mais informações no perfil do Instagram@citroneladoc



Onde:


Espaço Cultural Pés no Chão


Rua Macapá, 72 - Barra Velha




Informações para a imprensa:


Juliana Tiraboschi – (11) 9-8444-1243


59 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page